Pesquisar

Resposta da Diretoria da DS BH à DEN

A Diretoria da Delegacia Sindical de Belo Horizonte tomou conhecimento de nota encaminhada pela DEN na qual contesta notícias veiculadas sobre o impasse envolvendo o Conselho Curador de Assuntos Jurídicos e sua Diretoria de Assuntos Jurídicos.

 

Ao contrário do que consta da Nota, o fato de a DEN  ter se comprometido a apresentar, em momento oportuno, respostas aos questionamentos levantados pelo CCAJ na Resolução 45 demonstra que a questão, infelizmente, está longe de estar pacificada.

Em absoluto, não foi nossa intenção tumultuar ainda mais a já conturbada questão envolvendo a DEN e o CCAJ.

Uma vez mais relembramos que partiu do presidente da DS BH e do representante de Minas no CCAJ a busca pelo consenso, por entenderem ambos que o embate entre o Conselho Curador e a DEN não interessa à categoria. Foi proposta por nossa Delegacia Sindical a retirada da representação em desfavor do diretor Luiz Henrique Behrens Franca e o reexame da nota emitida pela DEN sobre a atuação do CCAJ. Foi proposta nossa o recuo de ambas as partes visando ao entendimento.

Ratificamos o entendimento de que a polêmica entre as partes estaria calcada em três eixos principais: o fato de o CCAJ ter apresentado representação em desfavor do diretor-adjunto do Jurídico, os reiterados questionamentos feitos pelo CCAJ quanto à atuação da DEN culminando na publicação da Resolução 45 (ainda não respondida) e a proibição de que o Departamento Jurídico responda a pedidos de informações do Conselho, que deverão passar pelo crivo da Diretoria do Jurídico que analisará se os pedidos atendem os requisitos de conveniência e oportunidade.

Sendo a cobertura dos acontecimentos no CDS dinâmica, ela foi objeto de diversas matérias e não somente daquela analisada pela DEN. Analisar as nossas notícias em conjunto e sem considerar a data de sua publicação levou a conclusões equivocadas. A opinião de que a alteração no valor repassado ao escritório responsável pela ação dos 28,86% foi realizada “sem nenhuma justificativa” foi colhida do representante mineiro no CCAJ num momento anterior às justificativas apresentadas durante o CDS. Em momento posterior, o próprio Antônio Augusto Bianco “caracterizou como mal entendido os problemas com o Jurídico da DEN, afirmando que os mesmos poderiam ter sido resolvidos em conversa informal entre diretoria e conselheiros”. 
Quanto à nossa afirmação de que a mensagem que proibiu o Departamento Jurídico de atender ao Conselho ter agravado ainda mais a situação, isso é fato. Foi exatamente essa a motivação para que fosse editada a Resolução 48 que repudiou a atitude do diretor e  resultou no encaminhamento da representação em desfavor do diretor Luiz Henrique.

Ao contrário do que afirma a DEN, a aprovação pelo CDS da proposta relativa à avaliação da conveniência e oportunidade para atendimento de pedidos do CCAJ não foi omitida. A matéria objeto da análise tratava do embate ocorrido na quinta-feira, 8 de agosto, e a referida aprovação se deu na manhã do dia seguinte, sexta-feira, 9, fato que foi noticiado de imediato  por nossa delegacia. Leia aqui a íntegra da referida matéria.

Relatamos os fatos à medida que esses foram ocorrendo. Reiteramos, uma vez mais, que não foi feito juízo de valor sobre a postura do diretor-adjunto do Jurídico e, em nenhum momento, houve desrespeito ao diretor ou à sua atuação e não existe qualquer afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou inverídica a seu respeito.

Por fim, a Diretoria da DS BH reforça que lamenta que o impasse entre DEN e CCAJ tenha tumultuado discussões importantes da vida sindical e espera que seja encontrado um consenso para colocar fim a  esse embate do qual ninguém sairá  vencedor. Lamentamos, também, o tom agressivo da resposta DEN e não concordamos com as acusações nela contidas.

Entendemos que todo ser humano tem direito a ser tratado com respeito e tentamos expressar nossas opiniões com elegância e polidez, pois acreditamos ser esta a forma de fortalecer a democracia interna em nosso Sindicato.


Veja a nota da DEN.

Diretoria da DS BH – 19 de agosto de 2013

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Vídeos

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Fotos

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Fiança Locatícia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Classificados