Pesquisar

Cinema Comentado: O Closet

        

Na manhã da última sexta-feira, 13 de julho, os Auditores-Fiscais de Belo Horizonte participaram de um cinema comentado, com exibição do filme “O Closet”. Foram duas sessões: uma no auditório da DRF-BH (Delegacia da Receita Federal do Brasil em Belo Horizonte) e outra no Ministério da Fazenda. O cinema comentado integrou a atividade de mobilização dos Auditores-Fiscais da DS BH dessa sexta-feira. A análise do filme foi feita pelo estudante de cinema, Luís Felipe Duarte Flores.

 

Na história, o protagonista é um cidadão comum que é visto como um sujeito acomodado, e, como consequência de sua suposta falta de atitude, é desprezado pelos colegas de trabalho e por sua família. Ele suporta a sua vida infeliz até descobrir que está prestes a ser demitido e, deprimido, ele pensa em se matar. Neste momento, surge como solução a simulação de que seria homossexual e sua vida dá uma guinada.

O filme segue com uma sequência de situações cômicas e improváveis, mas ele não se restringe a aventura do mero entretenimento. Ele busca uma reflexão sobre a própria existência num austero clima corporativo e o despreparo dos profissionais em lidar com relações assimétricas de poder, sobretudo daqueles que ocupam cargos de comando e que preferem não enfrentar os fatos que incomodam,  simulando uma realidade que não reflete o verdadeiro clima na organização.

Por detrás de uma trama divertida é feita uma analise crítica de como o clima corporativo e competitivo pode matar, em todos os sentidos, um ser humano.  A sociedade atual gerou organizações viciadas que não prezam pelos seres humanos que lhe dão vida, salvo raras  exceções.  

O closet retrata, a partir de um assunto tão delicado, como o preconceito, situações que pertencem ao cotidiano do ambiente de trabalho organizado: boatos, fofocas e violência. Estes são aspectos decorrentes da tendência dos grupos humanos que se consideram superiores aos demais. E isto pode ser observado nas organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

O closet vai, assim, muito além de um filme feito para divertir o público: é, acima de tudo, um momento de reflexão. 

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Vídeos

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Fotos

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Fiança Locatícia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Classificados