Pesquisar

Sexta, 17 Novembro 2017 16:44

Auditores de Confins e Betim explicam a participação da Aduana na greve da categoria

A reunião de mobilização desta sexta-feira, 16 de novembro, na DRF-BHE contou com a presença de Auditores Fiscais de Confins e Betim para explicarem a participação da Aduana na greve da categoria. Cerca de 80 Auditores participaram da reunião nesta manhã.


O Auditor Fiscal Antônio Lima Mesquita, fez uma apresentação explicando o dia a dia do trabalho do Auditor nas aduanas, os tributos aduaneiros e as regras de importação e exportação, demonstrando como se dá a sua participação na greve, sofrendo com pressões constantes de importadores, exportadores e despachantes aduaneiros. Ele estimulou os demais Auditores a fazerem a sua parte e participarem ativamente da mobilização.

Diferentemente do que ocorre nos tributos internos, o impacto da greve dos aduaneiros é imediato. Segundo Antonio Lima, em Confins é desembaraço zero. Só estão sendo liberadas cargas consideradas essenciais, como medicamentos, insumos hospitalares, produtos perecíveis, animais vivos e corpos de pessoas falecidas. As demais cargas ficam retidas nos terminais e não são liberadas. As informações sobre Confins foram complementadas e endossadas pelos Auditores Ewerton Moura Silva e Augusto Moura Machado.

O Auditor João Paulo Nunes Carvalho, do Porto Seco de Betim, disse que nunca viu um movimento assim. Segundo ele, há três semanas nenhuma mercadoria classificada nos canais amarelo e vermelho é desembaraçada em Betim. Lá a adesão de Auditores à greve é total. Todos estão mobilizados e empenhados para que o governo reconheça a importância do trabalho dos Auditores Fiscais e cumpra o acordo assinado com a categoria. Após a exposição, os Auditores de Confins responderam as dúvidas dos presentes.

Ao final da reunião ficou definido o envio de sugestão ao Comando Nacional de Mobilização para que seja realizada a fiscalização de bagagem de passageiros nos aeroportos, com caravana de Auditores, uma vez que essa atividade veio como exceção no Caderno de Mobilização.

Também foi sugerida a presença de Auditor aduaneiro de outra Região Fiscal para visitar os Auditores de Confins e de Belo Horizonte e transmitir as experiências do movimento grevista vivenciadas na Aduana de sua Região Fiscal. A DS BH e o Comando Local de Mobilização pretendem organizar a atividade para a próxima semana.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Vídeos

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Fotos

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Fiança Locatícia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Classificados