Compartilhe este postShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

A Delegacia Sindical de Belo Horizonte do Sindifisco Nacional -DSBH comunica aos seus filiados que, em virtude da redução das atividades dos auditores-fiscais decorrente da mobilização atual da categoria, disponibilizará um canal de atendimento para suporte de dúvidas em relação à entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício 2022, ano calendário 2021- DIRPF2022, a partir do dia 17 de março.

A comunicação poderá ser feita através do e-mail dsbh@dsbh.org.br ou por WhatsApp através dos números (31) 99838.0645 (Marcelo) e (31) 99860.7291 (Flávia).

As regras para a apresentação da DIRPF/2022 foram definidas na Instrução Normativa RFB nº 2065, de 24 de fevereiro de 2022.

Acrescentamos que, entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.

Declaração Pré-Preenchida

A declaração Pré-preenchida de 2022, disponível a partir de 15 de março, poderá ser utilizada por todos os contribuintes que possuam conta gov.br nos níveis ouro ou prata, em todas as formas de preenchimento disponíveis:

A Declaração Pré-Preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no PGD IRPF 2022, sem a necessidade de digitação, sendo de responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

Restituição e Pagamento via PIX

Neste ano também será possível receber a restituição do imposto de renda por PIX, desde que a chave PIX seja o CPF do titular da declaração.

O prazo para o envio da declaração termina no dia 29 de abril de 2022. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.

Diretoria de Comunicação da DSBH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *