A Diretoria Delegacia Sindical de Belo Horizonte – DSBH compartilha com os seus filiados o artigo “Uma abordagem ética das ações de enfrentamento da pandemia da COVID-19”, de autoria da diretora de Comunicação Social da entidade, Maria Áurea do Nascimento*.
Deste modo, a DS BH busca demonstrar a sua inserção, de forma positiva, neste momento tão grave para toda a sociedade, promovendo a reflexão e o debate entre os Auditores-Fiscais.
“Atualmente a oposição entre Saúde e Economia é um dos principais temas discutidos em função da pandemia no novo Coronavírus SARS-CoV-2. Neste artigo, a autora procura promover uma reflexão do ponto de vista ético sobre as ações de enfrentamento a esta pandemia, tanto no que se refere à emergência atual e seus efeitos imediatos, assim como às perspectivas de mudanças de atitudes para um mundo pós-pandemia.
A questão inicial que se apresenta é: qual o modelo de sociedade pretendemos resgatar e fortalecer a partir deste grave evento na nossa história? Será o modelo do utilitarismo, do cálculo e da concorrência, como princípio regulador das relações sociais (o modelo da racionalidade capitalista neoliberal)? Ou será um novo modelo centrado na solidariedade, na cooperação e no resgate da primazia dos valores humanistas universais? Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma nova racionalidade ética?”