Compartilhe este postShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz, no Estado de Santa Catarina, no Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, no período de 15 a 18 de maio, o Encontro de Aposentados e Pensionistas da Região Sul (Erap Sul), promovido pelo Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – SINDIFISCO NACIONAL.

O Encontro se caracteriza como uma oportunidade de confraternização e troca de experiências dos participantes, mas, sobretudo como uma possibilidade de debate e reflexão sobre temas importantes para a categoria de auditores-fiscais, a Receita Federal e a sociedade.

Um dos destaques foi a palestra sobre a Reforma Tributária, tema relevante para o País no momento e que está diretamente ligado a expertise dos auditores-fiscais. As palestrantes Clair Hickmann (auditora-fiscal aposentada e conselheira do Instituto de Justiça Fiscal – IJF) e Carolina Lima Gonçalves (doutoranda, docente e pesquisadora de Estudos Sócio-Fiscais da UFG) convidaram os participantes a atuar diretamente nesse debate com a sociedade a partir do conhecimento adquirido ao longo de anos de trabalho na Receita Federal do Brasil.

“O que proponho é que nos voltemos para pensar numa construção de cidadania fiscal, porque quando nós, coletivamente, resistimos à imposição de tributos que consideramos ilegítimos ou excessivos, nós caminhamos também para o fortalecimento de uma autopercepção como cidadãos. Porque é um vínculo que obtemos com o Estado”, disse Carolina Lima Gonçalves.

O ponto central da palestra da professora foi a abordagem sobre tributação e democracia como forma de redução do abismo social. É a consciência de cidadania que pode possibilitar uma reforma tributária justa, é necessário um enfrentamento de forças políticas contrárias para que a tributação seja utilizada como instrumento de redução de desigualdades.

Já a conselheira do IJF, Clair Hickmann, convidou os participantes a uma reflexão sobre a justiça fiscal e o papel dos auditores-fiscais aposentados: “Que país queremos deixar para os nossos filhos e netos? Nós, aposentados, podemos contribuir para mudar alguma coisa? Eu não tenho dúvida. Podemos contribuir com nosso conhecimento técnico, ajudando na conscientização política na implementação da cidadania fiscal”

Foram ainda tratados temas vinculados ao DECIPEX (Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos extintos), ao UNAFISCO SAÚDE e às ações judiciais de interesse da categoria dos auditores -fiscais.

A DS BH foi representada pelas diretoras auditoras-fiscais Ilva Franca Lauria, Wânia de Fátima Paiva Pimentel, Lisa Mara Kroehling Rodrigues e Maria Áurea do Nascimento e ainda pela auditora-fiscal aposentada Sandra Ricaldoni, que muito contribuiu para os debates.

A escolha do hotel localizado a 36 km de Florianópolis, na região que abrange o parque estadual da Serra do Tabuleiro, cercado pela mata atlântica, foi também elogiada pelas diretoras da DS BH Ilva e Wânia, como forma de propiciar ainda mais a integração dos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *