Compartilhe este postShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Em continuidade às atividades do primeiro dia do II Workshop Internacional de Segurança Pública, passou-se a discutir os crimes contra a ordem tributária, com a palestra “A Receita Federal do Brasil e o Combate à Sonegação”, ministrada pela chefe da Equipe Especializada em fiscalização de fraudes tributárias da 6ª Região Fiscal, Marcela de Andrade Fonseca.

A Auditora-Fiscal apresentou gráfico com uma pirâmide de conformidade que demonstra os perfis de contribuintes existentes. Explicou que no topo da pirâmide encontram-se os contribuintes que cometem fraude fiscal estruturada, ou seja, a prática de ilícitos tributários com o objetivo de fraudar o fisco de forma dolosa e impedir a cobrança de tributos.

Segundo Marcela, a fraude fiscal estruturada é cometida por organizações criminosas, que vendem o serviço de sonegação fiscal, e a Receita Federal precisa realizar um trabalho intenso e complexo de investigação para descobrir e combater esse tipo de crime. As investigações e os cruzamentos de dados são feitos por equipes de Auditores-Fiscais especializadas no combate a fraudes tributárias e por meio deste trabalho se é possível descobrir quem são os verdadeiros beneficiários dos esquemas fraudulentos.

Outra complexidade do trabalho desempenhado pelos Auditores-Fiscais no combate à sonegação elencada pela palestrante é a necessidade de fundamentação concreta e provas contundentes da prática do ilícito tributário, para que fique configurado o crime e o contribuinte real beneficiário do esquema de corrupção venha a ser responsabilizado, e os autos não sejam contestados na Delegacia da Receita Federal de Julgamento (DRJ) ou no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

CLIQUE AQUI e acesse o material completo da palestra.

Tráfico de pessoas – O senador Carlos Viana (Podemos-MG) falou sobre os crimes de tráfico de pessoas e sobre lavagem de dinheiro, abordando a atuação do crime organizado e das facções criminosas no país.

Segundo ele, o Brasil é o segundo maior país do mundo em incidência do crime de tráfico de pessoas praticado pelas facções criminosas, e as instituições ligadas à segurança pública têm um importante papel no combate a esses ilícitos.

Em relação ao crime de lavagem de dinheiro, o senador explicou como os sistemas do Banco Central, da Receita Federal do Brasil e da Polícia Federal atuam e são eficientes para fiscalizar qual a origem dos recursos que estão sendo enviados para o exterior.

O II Workshop Internacional de Segurança Pública e Polícia Judiciária foi uma realização da DS BH e de entidades representativas de servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

A diretora de Assuntos Parlamentares da DS BH, Ilva Franca, atuou diretamente na organização do evento e na interlocução com as demais entidades participantes. Ela atuou como mediadora e presidente de diversas mesas de debates sobre questões relacionadas à segurança pública e o combate ao crime organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *