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Você sabe como surgiu a marca da DS BH?

Após um longo período de negociações durante o ano de 2012, o cartunista, escritor, jornalista e designer gráfico Ziraldo, falecido no último sábado, 6 de abril, aceitou criar a marca da DS BH. Tratou-se de uma ação solidária, segundo a qual em troca da criação da marca, a DS BH efetuou doação destinada a entidades carentes indicadas pelo cartunista. A entrega do trabalho se deu no início de dezembro de 2012.

Numa conversa descontraída com o presidente da DS BH à época, Luiz Sérgio Fonseca Soares, o diretor de Comunicação, Maurício Godinho, e a jornalista, Robéria Fernandes, em seu escritório no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, Ziraldo falou com entusiasmo da sua criação. Segundo ele, a marca, impactante que é, não precisava ter representações, ela necessitava ser um sinal marcante. Ao final de sua exposição, Ziraldo ressaltou que a logo criada denota organização e a seriedade com que a entidade será percebida por todos e, em tom de brincadeira, disse: ”Esta é a melhor marca que já fiz nesses 45 anos de experiência”.

Na análise do então diretor de Comunicação, Maurício Godinho, uma marca forte como a criada por um “craque do traço” como Ziraldo, foi o primeiro passo para construção da identidade visual da DS BH. Uma boa apresentação demonstra o cuidado com a forma, que, aliada a um conteúdo de qualidade, demonstram a coerência de ideias e valores.

A marca criada por Ziraldo, utilizada desde então em todos os impressos e publicações da DS BH possui características construtivas do quadrado, que representa firmeza e organização, e esses “quadrados” em conjunto formam um retângulo horizontal, que representa segurança e estabilidade. O conjunto de diferentes cores que compõe a logo, no qual uma não suplanta a outra, ao contrário, combinam entre si, demonstra harmonia e respeito às diferenças.

Os traços de Ziraldo, o seu legado, eternizados em sua obra,estão presentes e se mantêm  vivos na história da Delegacia Sindical de Belo Horizonte.

A DS BH lamenta a perda e agradece ao inesquecível Ziraldo pela generosidade e por tudo que ele representa na história e na identidade visual da entidade.

A DS BH destaca as recentes manifestações das pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar este significativo momento:

Luiz Sérgio Fonseca Soares – Presidente DS BH gestão 2012/2013 e 2014/2015

“Eu vi os impressos da DS Rio de Janeiro e DS Campinas com belas e criativas logomarcas e propus à nossa Diretoria criarmos uma marca para a DS BH. Foram muitas as discussões, e após a ideia aprovada, fui autorizado a tentar contratar o Ziraldo.

Seu escritório informou que ele, à época, cobrava o valor de R$ 100 mil reais para este tipo de trabalho. Discutimos de novo e ficou decidido que o máximo que poderíamos pagar seria R$ 10 mil. Bom, apesar da disparidade, não desisti de tentar.

Liguei e pedi para falar com o próprio Ziraldo! Pedi que lhe dissessem que eu era quem tinha ido a seu dia de autógrafos num shopping em BH, levando quatorze livros e meus dois filhos, Luiz Antônio e Francisco, com todos os “Pererês” encadernados em quatro volumes.

A conversa foi boa, como costumam ser as conversas de mineiros, ele me perguntou de onde eu era (São Gotardo) e disse que a mulher dele era de Luz, eu falei do Tio Guarim, que foi chefe político de lá, e de Dores do Indaiá. Uma das funcionárias informou que o artista de “E o vento levou” era o Clark Gable que, segundo ele, era muito parecido com meu primo, Zé do Guarim, que disputou a namorada com ele.

Depois dos entretantos, falei que nossa DS era progressista, preocupada com a justiça tributária e fiscal, defensora da democracia, mas que só dispúnhamos de R$ 10 mil reais. Ele desconversou, falamos de outras coisas e, finalmente, topou! Viva, a emoção foi grande.

Ele nos enviou a marca, Godinho, nosso Diretor de Comunicação e bastante entendido na área, mandou pequenas sugestões e recebeu uma resposta que foi emoldurada e está na parede da entrada da nossa sede.

Pedimos para registrar a entrega da logomarca e fomos, eu, Godinho e Robéria, ao Rio de Janeiro, quando ele teve uma conversa de mais de uma hora conosco e disse ser a nossa a melhor marca que ele tinha criado. Foi um momento mágico!

Agora, quando fazemos parte da celebração de todo o País por sua vida, só nos cabe dizer: OBRIGADO, ZIRALDO!”

Maurício Godinho – Diretor de Comunicação DS BH gestão 2012/2013

“Com muito pesar, fiquei sabendo do falecimento dessa lenda que tive o prazer de conhecer. Foi em 2012, época em que o Serginho estava à frente da nossa Delegacia Sindical. Em uma ação solidária, em troca da criação da logomarca da DS BH, Ziraldo efetuou doações a instituições de caridade. Me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs. Segue vivo na genialidade da sua obra. Obrigado por sua gentileza e generosidade.”

Robéria Fernandes – Jornalista DS BH

 “Conhecer o Ziraldo foi um dos momentos mais especiais para mim como Jornalista da DS BH! Ele nos recebeu em seu escritório com carinho e gentileza. Sentou-se para conversar conosco sem pressa, e em um clima muito agradável. Ele e Serginho contavam casos sobre a vida no interior de Minas, enquanto eu observava e fotografava todo aquele cenário alegre e colorido, ilustrado por seus personagens. Ao Maurício Godinho, Ziraldo explicou com detalhes as características da marca confeccionada para a DS BH, e como se sentia orgulhoso dessa criação. Fui presenteada com o livro autografado ‘Menina das estrelas’, que guardo com muito carinho. Vivi um dia de ‘menina maluquinha’ que foi inesquecível. Muito obrigada, Ziraldo!”

Assessoria de Comunicação DS BH Sindifisco Nacional

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