Representantes da DS BH estiveram reunidos na última sexta-feira, 19 de abril, com a superintendente-adjunta, Joyce Frade Machado, para tratar de ações relacionadas à divulgação da campanha “Tributo à Cidadania”, que tem como um dos objetivos incentivar os contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, que financiam projetos sociais voltados a esses públicos, além de solicitar o apoio da Administração da Receita Federal na 6ª Região Fiscal nessa causa.
Os Auditores-Fiscais apresentaram à superintendente-adjunta o material da campanha desenvolvido pelo Sindifisco Nacional no qual constam todas as informações sobre como fazer a destinação do IR aos fundos da criança e adolescência e dos idosos, bem como os dados referentes ao potencial de destinação e os valores de fato destinados.
Além do material entregue, os representantes da DS BH apresentaram propostas de divulgação da campanha, tais como a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara Municipal, a organização de uma feira com a presença de entidades que são beneficiadas pela destinação do Imposto de Renda, convidando imprensa, políticos e a sociedade, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de fazer a destinação do IR devido aos fundos credenciados.
A superintendente-adjunta mostrou-se bastante sensível à causa e disse que a Superintendência da 6ª Região Fiscal apoia a iniciativa da DS BH, podendo colaborar com as atividades. Ela colocou as salas do 8º andar do prédio da Receita Federal à disposição para a realização de eventos e reuniões. Inclusive, informou que, dentre os projetos da Superintendência encontra-se a realização de uma Feira de Cidadania, na qual serão abordadas todas as ações da Receita Federal de repercussão social, não apenas o incentivo à destinação dos recursos do IR para os fundos. O projeto ainda não tem data definida para ser implementado, mas contará também com o apoio da DS BH em sua realização.
A divulgação da campanha Tributo à Cidadania será feita primeiramente para o público interno, visando a sensibilização dos Auditores-Fiscais para a possibilidade de destinação direta do IR, tanto na declaração de ajuste anual, como por meio de doações durante o ano calendário dedutíveis na declaração de ajuste no exercício seguinte. O objetivo, porém, é expandir e alcançar também outros públicos. As ações serão divulgadas oportunamente. Acompanhe!
Representaram a DS BH na reunião o diretor de Justiça Fiscal e da Seguridade Social, Luiz Sérgio Fonseca Soares, a diretora de Comunicação Social, Maria Áurea do Nascimento, e o participante do grupo de trabalho nacional da campanha, Eugênio Celso Gonçalves.