Belo Horizonte foi a capital escolhida para sediar a reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), realizada nos dias 19 e 20 de junho, no Hotel Ouro Minas. Durante os dois dias de evento, realizado em formato híbrido, delegados e observadores de todas as Delegacias Sindicais do país participaram dos debates em BH, discutindo temas relevantes e de interesse para a categoria dos Auditores-Fiscais e relacionados ao Sindifisco Nacional.
Dentre os itens da pauta, além dos informes da Diretoria Executiva Nacional e das Delegacias Sindicais, estavam a forma de custeio e da reposição do fundo de sucumbência em relação ao Fundo GAT; o pedido de alteração de orçamento da DEN; a proposta de destinação de receitas extraordinárias; a análise de Relatório da Comissão criada para verificar a situação dos recursos extraordinários provindos dos 28,86% e possível utilização do fundo de sucumbência para antecipação/ressarcimento a filiados com prejuízos no trâmite das ações rescisórias paradas no STJ por estratégia jurídica; a aprovação de novo Regimento Interno do CDS e a apuração das denúncias efetuadas pela vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Natália Nobre e pelo ex-Deputado Federal Luís Miranda.
A maioria das propostas apresentadas foram aprovadas pelos delegados, tendo sido aprovada por maioria absoluta a que dispõe sobre o reajuste do vencimento básico dos Auditores-Fiscais. Tal proposta dispõe “que a DEN exija formalmente do gabinete da Receita Federal e do Ministério da Gestão e da Inovação, em reunião presencial urgente, a abertura de mesa de negociação para tratar de reajuste do vencimento básico e que essa votação constitua uma moção, aprovada pelo conjunto dos Delegados Sindicais, no sentido de abertura imediata da Mesa de negociação com os Auditores-Fiscais com ênfase na luta pelo reajuste do vencimento básico”.
O presidente da DS BH, Robson Couto, falou da alegria e da satisfação em receber os delegados sindicais na capital mineira, e se colocou à disposição para o que fosse necessário. Ao final do evento, a DS BH distribuiu um brinde a cada participante contendo produtos típicos mineiros.
Representaram a DS BH nesse CDS, além do presidente Robson Couto, o vice-presidente, Alfredo Luiz Nunes Menezes, a diretora de Assuntos Jurídicos, Maria Áurea de Castro Coelho, a diretora de Comunicação Social, Maria Áurea do Nascimento, a diretora de Assuntos Parlamentares, Ilva Franca, e o diretor de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social, Luiz Sérgio Fonseca Soares.
Também participaram do evento os Auditores-Fiscais de BH Sérgio Aurélio Velozo Diniz, Eugênio Celso Gonçalves e Márcio Felicori Tonelli.
A próxima reunião do CDS está prevista para ser realizada nos dias em 13 a 15 de agosto, em Salvador–BA.