A 10ª edição do TechDay, realizada nessa quinta-feira, 12 de setembro, no Royal Center Hotel, em Belo Horizonte, reuniu mais de 50 Auditores-Fiscais aposentados e pensionistas. O treinamento é uma realização da Diretoria de Assuntos de Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional em parceria com a Delegacia Sindical de Belo Horizonte, e tem como objetivo promover o conhecimento sobre as ferramentas digitais para participação democrática dos aposentados e pensionistas nas atividades sindicais a partir da utilização dos recursos tecnológicos.
No TechDay, além de informações sobre o uso do aplicativo e site do Sindifisco Nacional, acesso ao Gov.br, os participantes também receberam informações atualizadas do Departamento Jurídico do Sindifisco Nacional sobre o andamento das ações judiciais de interesse dos aposentados e pensionistas.
Na abertura do treinamento, o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Roberto Toshiro Kasai, idealizador do TechDay, apresentou o trabalho da atual diretoria em prol dos aposentados e pensionistas, destacando a importância dos aposentados nas lutas sindicais, e a necessidade da capacitação tecnológica adequada para viabilizar essa participação mais efetiva.
Segundo Kasai, dos 9.850 aposentados filiados ao Sindifisco Nacional, 5.483 nunca participaram de Assembleia virtuais, o que representa 56%. Alguns aposentados não viveram a era digital durante o trabalho na Receita Federal, ou não se atualizaram digitalmente e têm dificuldades de acesso nas Assembleias virtuais, outros possuem problemas de saúde e há aqueles que decidiram não se envolver em atividades sindicais. Desse cenário, explica Kasai, nasceu a preocupação em promover a capacitação dos aposentados, a elaboração e realização do curso em várias cidades brasileiras.
O presidente da DS BH, Robson Couto, agradeceu o apoio da Diretoria Executiva Nacional para a realização do TechDay em Belo Horizonte e também ressaltou a importância da capacitação dos aposentados para uma maior participação nas atividades sindicais.
Robson Couto reafirmou o compromisso com a categoria de criação de uma comissão de aposentados ainda em sua gestão, que se encerra em 31 de dezembro, para garantir uma maior representatividade dos Auditores-Fiscais aposentados. A aprovação dessa comissão implica em alteração no Regimento Interno da DS BH e só pode ser feita por meio de aprovação dos Auditores-Fiscais em Assembleia Geral convocada com no mínimo 30 dias de antecedência.
Ao enfatizar a importância de realização do TechDay, o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, explicou que mudou o seu entendimento em relação à participação dos aposentados nas atividades sindicais. Anteriormente ele considerava que o sindicato deveria promover assembleias e atividades presenciais, que não exigissem dos Auditores-Fiscais aposentados o conhecimento de recursos tecnológicos.
No entanto, ao serem realizadas assembleias presenciais, percebeu-se que a participação era muito menor, e que o melhor seria investir em capacitação para que os aposentados pudessem participar das assembleias telepresenciais e conhecerem melhor as funcionalidades do site e do aplicativo do Sindifisco Nacional. “Precisávamos incluir os aposentados no meio sindical, senão perderíamos a nossa história, o legado e a experiência que construíram a Receita Federal e o sindicato que temos hoje”, pontuou.
Em seguida, Isac Falcão, falou sobre a importância dos aposentados participarem da atual mobilização da categoria e também do processo eleitoral, orientando a todos a não delegarem a outros as decisões que cabem a cada um individualmente tomar.
O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Cléber Magalhães e a gerente do Departamento Jurídico, Juliana Biagi, ministraram palestra sobre o andamento das ações judiciais de interesse dos aposentados e pensionistas.
Alguns dos advogados dos Sindifisco Nacional estiveram presentes e prestaram atendimento individualizado aos aposentados e pensionistas durante a realização do TechDay. Com o atendimento individualizado foi possível esclarecer melhor as dúvidas dos participantes e explicar as peculiaridades de cada caso. A diretora de Assuntos Jurídicos da DS BH, Maria Áurea Castro Coelho, acompanhou os atendimentos.
A edição do TechDay na capital mineira encerra o ciclo de treinamentos que foram realizados em todas as regiões fiscais.
Também participaram do treinamento em BH, o diretor-adjunto de Administração e Finanças do Sindifisco Nacional, Marcos Barbonaglia da Silva, e o presidente da DS Varginha, José de Carvalho Filho.
José de Carvalho Filho – DS Varginha
“Considero o TechDay uma ótima iniciativa do Sindifisco Nacional e também da DS BH, que ofereceu a estrutura e a condição para que o treinamento fosse realizado aqui em Minas Gerais. Trata-se de um evento de extrema importância para aqueles que precisam conhecer um pouco mais sobre tecnologia e se familiarizar com os meios digitais, quer seja celulares ou computadores. Vim de Varginha para Belo Horizonte para participar e estou gostando muito. Essas ferramentas não são apenas do futuro, mas do presente também, e nós precisamos estar integrados nesse novo cenário.”
Maria Eterna Martins – DS Belo Horizonte
“Com muito orgulho participo desse curso hoje. Achei excelente a iniciativa da DEN e da DS BH, de muito boa valia para todos nós que temos dificuldades e precisamos desses esclarecimentos. Espero que outros eventos semelhantes sejam realizados.”
Marta Clélia e Silva Vieira – DS Belo Horizonte
“Achei o curso muito importante, principalmente para nós aposentados que acabamos ficando mais afastados das tecnologias e das novas ferramentas. Considerei muito importante e muito útil a explicação sobre o SouGov. Agradeço aos organizadores e ao professor, que foi muito didático em suas explicações.”
Assessoria de Comunicação DS BH Sindifisco Nacional