
A nova Diretoria Executiva da Delegacia Sindical de Belo Horizonte do Sindifisco Nacional (DS BH), que tem como presidente o Auditor-Fiscal Alfredo Luiz Nunes Menezes, e como vice-presidente a Auditora-Fiscal aposentada, Maria Áurea de Castro Coelho, tomou posse na última quinta-feira, 13 de fevereiro, em solenidade realizada na sede da Superintendência da Receita Federal na 6ª Região Fiscal, em Belo Horizonte. Cerca de 130 pessoas participaram do evento que reuniu, além dos filiados da DS BH e convidados, representantes da Diretoria Executiva Nacional, dentre eles o presidente Dão Real Pereira dos Santos, de outras Delegacias Sindicais e também de categorias dos fiscos estadual e municipal.

O presidente da DS BH eleito, Alfredo Luiz Nunes Menezes, em seu discurso de posse, falou sobre a alegria em assumir a presidência da DS BH e destacou a função social da luta sindical, que para ele é uma luta contínua, para além da defesa dos interesses da categoria e da qual não se pode fugir. “Temos que estar presentes na luta sindical, nos espelhando naqueles que vieram antes de nós, que construíram o que temos hoje e seguem trabalhando e construindo o futuro do nosso sindicato e da nossa categoria”, pontuou.
Alfredo Menezes destacou como principal motivação para aceitar o desafio de presidir uma das maiores Delegacias Sindicais do país a necessidade de fortalecimento e valorização da carreira de Auditor-Fiscal e da instituição Receita Federal. Segundo ele, não há Auditor-Fiscal forte com uma Receita Federal enfraquecida, e tampouco uma Receita Federal forte com Auditores-Fiscais desvalorizados e sem as suas atribuições e competências respeitadas”, disse.

Para tanto, o presidente da DS BH acredita ser necessário buscar melhorias nas condições de trabalho e capacitação contínua dos Auditores-Fiscais como forma de reconhecimento da importância da categoria na estrutura do Estado, além de defender a autonomia da Receita Federal e a obtenção dos recursos necessários para que ela continue a cumprir o seu papel.
Outra pauta importante para a luta sindical, segundo Alfredo Menezes é o fortalecimento do diálogo com a sociedade, que enxerga os Auditores como agentes de uma tributação injusta, devendo ser mantida, portanto a luta constante da categoria por justiça fiscal e por uma administração tributária mais justa e equânime. Os Auditores precisam estar empenhados na luta em defesa da sociedade, do cidadão e na busca de um sistema tributário mais justo para o Brasil”, destacou.
O presidente da DS BH concluiu seu pronunciamento agradecendo ao trabalho realizado pela Comissão Eleitoral Local, aos mesários e todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a realização do processo eleitoral. Agradeceu, ainda, aos integrantes da sua diretoria por terem abraçado essa luta, aos conselheiros fiscais e aos funcionários da DS BH. Ele conclamou toda a categoria a participar mais das atividades sindicais e a trabalhar em unidade pela construção de um sindicato mais forte, uma carreira mais valorizada e por uma Receita Federal fortalecida.

O ex-presidente da DS BH, Robson José do Couto, que atualmente assumiu o cargo de 2º diretor-adjunto de Administração e Finanças na Diretoria Executiva Nacional (DEN), discorreu de forma emocionada sobre os seis anos em que esteve à frente da presidência da DS BH, agradecendo a todos que o apoiaram nesse período, em especial à sua diretoria. Ele mostrou-se feliz com a vitória do atual presidente e se colocou à disposição para ajudá-lo no que for necessário.

O presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real Pereira dos Santos, também participou da mesa solene e falou sobre a sua felicidade em representar a DEN nessa posse, desejando sucesso à nova Diretoria. Parabenizou o seu antecessor, Isac Falcão, por ter iniciado uma trajetória de conquistas e de retomada da valorização do Auditor-Fiscal como carreira típica de Estado.
Em seguida, Dão Real falou sobre o seu orgulho de ser sindicalista e de trabalhar em prol da categoria dos Auditores-Fiscais. Segundo ele, o sindicalista merece todo respeito e homenagens, pois doa parte adicional de seu tempo ao trabalho por uma causa coletiva. “Precisamos repudiar qualquer tentativa de demonizar o sindicato e o sindicalista. A essência do sindicalismo é união. Todas as conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos se devem aos sindicalistas e não ao poder econômico ou aos governantes”, pontuou.
Ainda de acordo com Dão Real, os Auditores-Fiscais não seriam reconhecidos como carreira típica de Estado com atribuições privativas sem a atuação do sindicato e dos sindicalistas que os antecederam, nem mesmo a Receita Federal seria a instituição que é hoje se não fosse o sindicato, que a defendeu e resistiu a inúmeros ataques sofridos.
O presidente da DEN ressaltou o imenso compromisso que possui com a categoria e com os Auditores-Fiscais que virão. Segundo ele, é o momento de deixar um legado para as próximas gerações de Auditores, como foi deixado até hoje, uma história de lutas e inúmeras conquistas.
Todas as conquistas, de acordo com Dão Real, se devem a união da categoria em prol daquilo que lhe interessa. Ele fez um convite à unidade, para que os Auditores-Fiscais trabalhem juntos, e estejam unidos na luta pela valorização do cargo, pelo fortalecimento da carreira e da instituição Receita Federal, para que não exista mais distinção entre ativos e aposentados, uma vez que os ativos de hoje serão os aposentados de amanhã. “Somos todos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil e o futuro será aquilo que nós fizermos”, concluiu.

O superintendente da Receita Federal na 6ª Região Fiscal, Michel Lopes Teodoro, falou da alegria em participar da solenidade de posse e desejou uma ótima gestão à nova Diretoria, reafirmando a parceira já existente. Ele também defendeu a importância da união da categoria na luta pelo fortalecimento e pela valorização do cargo de Auditor-Fiscal. “Quanto mais nos dividimos, mais nos enfraquecemos. Todos nós somos Auditores-Fiscais e precisamos caminhar juntos, de mãos dadas para conseguirmos alcançar os nossos objetivos”, ressaltou.
Também foram empossados os novos Conselheiros Fiscais da DS BH para o triênio 2025/2027.
Autoridades

Além do presidente Dão Real, participaram da solenidade de posse da nova diretoria, representando a DEN, os diretores Marcelo Lettieri Siqueira (Comunicação Social), Marcos Barbonaglia (diretor-adjunto de Comunicação Social), Eric Sandro Eiti Hato (diretor-adjunto de Estudos Técnicos) e Adriano Lima Corrêa (diretor do Plano de Saúde).
Também estiveram presentes representantes das Delegacias Sindicais do Ceará, Rio de Janeiro, Montes Claros, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Poços de Caldas, Divinópolis e Juiz de Fora, bem como representantes da Anfip-MG, Unafisco-MG, Unafisco Associação Nacional, Affemg e Sinfisco-BH.
Ao final do evento foi oferecido um coquetel aos presentes no terraço da Superintendência da Receita Federal na 6ª Região.
CLIQUE AQUI e acesse todas as fotos do evento.