Sindifisco Nacional e DS BH promovem edição do Curso Digital Sind em Belo Horizonte

O Sindifisco Nacional, em parceria com a DS BH, realizou nesta terça-feira, 3 de junho, a segunda edição do Curso Digital Sind, para os Auditores-Fiscais aposentados de Belo Horizonte e das demais Delegacias Sindicais de Minas Gerais. Participaram do curso na DS BH cerca de 80 Auditores-Fiscais.

A capacitação dos filiados aposentados é uma iniciativa da Diretoria de Assuntos de Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional e tem por objetivo promover o conhecimento sobre as ferramentas que possibilitam a participação plena nas atividades sindicais a partir da utilização dos recursos tecnológicos.

Na abertura do curso, a vice-presidente da DS BH, Maria Áurea de Castro Coelho, que representou o presidente, Alfredo Menezes, agradeceu a participação de todos e falou sobre a alegria da DS BH em receber tantos filiados interessados em aprender e se atualizar sobre as ferramentas digitais. Ela desejou um ótimo curso aos participantes e conclamou os aposentados a participarem cada vez mais e se engajarem nas atividades sindicais.

A diretora de Assuntos de Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional, Josanne de Araújo Oliveira, explicou que o projeto do sindicato é realizar o curso em todas as Regiões Fiscais brasileiras, disseminando o conhecimento necessário para que todos os Auditores-Fiscais consigam participar das atividades sindicais que exigem compreensão sobre as ferramentas digitais, como votação e participação nas Assembleias Nacionais e conhecimento sobre as demais funcionalidades do aplicativo do Sindifisco Nacional.

O diretor de Assuntos Jurídicos da DS BH e secretário-geral do Sindifisco Nacional, falou sobre a importância da participação dos Auditores-Fiscais aposentados no sindicato e trouxe algumas reflexões sobre a mobilização da categoria. Segundo o diretor, os Auditores-Fiscais seguem em greve por tempo indeterminado há seis meses, para mostrar para o país e para a sociedade a importância da Receita Federal, e não irá recuar até que seja apresentada uma proposta que contemple as reivindicações da categoria, no que diz respeito à reposição das perdas inflacionárias e ao reajuste do vencimento básico.

O presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real, participou da abertura do curso de forma telepresencial. Em sua intervenção, ele falou sobre a necessidade de os aposentados se manterem atualizados e serem aprendizes durante toda a vida, principalmente sobre as ferramentas digitais que podem facilitar o dia a dia de cada um.  “São as obrigações impostas pela modernidade. Não há como se acompanhar em tempo real a revolução tecnológica, mas podemos aprender o que vai facilitar as coisas da vida e é necessário que os filiados se apropriem desse conhecimento”, disse.

Dão Real explicou que o Curso Digital Sind é um projeto de inclusão digital que vai além da participação dos filiados nas atividades sindicais, pois contempla um conteúdo extenso sobre diversas ferramentas. “Todos têm direito de saber e conhecer as ferramentas que estão à disposição, para acessar as atividades do sindicato em igualdade de condições”, pontuou.

Em seguida, o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Floriano Martins de Sá Neto, também de forma telepresencial, trouxe informações atualizadas sobre o trabalho parlamentar que tem sido realizado junto aos deputados e senadores no Congresso Nacional. De acordo com o diretor, a pauta prioritária da diretoria de Assuntos Parlamentares é conseguir a inclusão do reajuste do vencimento básico no orçamento, bem como a inclusão do adicional de fronteira. Outra pauta de extrema importância é a luta pelo fim da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, por meio da aprovação da PEC nº 06/2024.

Após os pronunciamentos de abertura, os instrutores iniciaram os ensinamentos do conteúdo programático do curso.

Auditores-Fiscais iniciam o aprendizado sobre as ferramentas digitais

O diretor-adjunto do Comunicação do Sindifisco Nacional, Marcos Barbonaglia, que também é um dos instrutores, iniciou a ministração do curso com uma aula expositiva sobre a estrutura e o funcionamento do sindicato, explicando detalhadamente sobre as instâncias deliberativas, forma de votação, estatuto, dentre outros temas.

Após as explicações sobre o funcionamento do Sindifisco Nacional, a diretora Josanne de Araújo Oliveira apresentou o aplicativo do Sindifisco Nacional e o SouGov. Em seguida, ela dividiu os participantes em duas turmas: iniciante e avançado.

No nível iniciante, os participantes aprenderam a instalar os aplicativos no celular e a manuseá-los. No nível avançado, o instrutor Roberto Kasay, auxiliou no manuseio desses aplicativos, ensinando sobre as diversas funcionalidades de cada um, incluindo o protocolo digital do portal do servidor no Decipex e a utilização do SADE do Departamento Jurídico.

Em relação aos Assuntos Jurídicos, o diretor-suplente, Elder Pereira da Silva, apresentou informações sobre as principais ações judiciais de interesse dos Auditores-Fiscais aposentados.

O curso contou com demonstrações e exercícios práticos. A intenção é que cada participante conclua o curso com conhecimento suficiente para manusear com segurança os aplicativos e a despertar a curiosidade para buscar aprender cada vez mais.

Para obterem mais conhecimento, os filiados podem também acessar os tutoriais e o simulador de assembleias na página do Sindifisco Nacional ou no aplicativo.

Opinião dos Auditores-Fiscais participantes do curso em BH.

Eliana Cristina Araújo Vinhas – DS BH

“Considero a iniciativa muito pertinente. E uma ótima maneira do Auditor-Fiscal aposentado se atualizar. Mas eu achei o evento corrido, com uma carga pequena em relação à necessidade dos filiados. Estamos em níveis diferentes, de conhecimento e precisávamos de mais tempo para assimilar o conteúdo.”

Celina Maria Coelho – DS BH

“Achei a realização do curso uma ação excelente e muito generosa por parte da nossa entidade, pois nós aposentados temos muita dificuldade em lidar com o mundo digital. Tudo é muito novo para nós. Estou levando a apostila para estudar em casa.”

Fábio Azevedo da Cunha Lima – DS BH

“O curso foi muito bom e proveitoso, tanto a parte inicial ensinando como participar e votar nas assembleias, como a parte dos demais aplicativos, foi possível esclarecer muitas coisas. O tempo foi curto, mas com um pouco de boa vontade e os ensinamentos iniciais, é possível continuar aprendendo.”

Rizério Faria Pinto – DS Governador Valadares

“O curso é extremamente necessário.  Percebo lá na minha DS que os Auditores aposentados, a cada ano que passa, ficam mais distantes dos meios digitais e dependentes de filhos e netos. Queremos levar o conhecimento a esses aposentados, para que eles consigam interagir conosco e participar mais das nossas atividades.”